quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Vitrola – Luiz Carlos Borges

Espelhando-se no avô - Eduardo Amorim 

O Gaúcho é tradicionalista. E expressão maior desse tradicionalismo é a festa da Revolução Farroupilha, celebrada em todo o estado do Rio Grande do Sul no dia 20 de setembro, com desfiles, gincanas, churrascos e missas crioulas. Portanto, temos música nativista hoje na vitrola do Salton Harmoniza.

A música nativista fala da vida do gaúcho, como o campo, o gado, os cavalos, as mulheres. Tem geralmente uma cadência lenta e intimista, letras elaboradas, muitas vezes poesias musicadas. Seus principais instrumentos são o violão e a gaita.

Luiz Carlos Borges E um dos mais importantes instrumentistas, compositores e intérpretes gaúchos é Luiz Carlos Borges, que iniciou sua carreira aos sete anos de idade no conjunto Irmãos Borges. Sua carreira solo teve início a partir do sucesso obtido com a composição “Tropa de Osso”, canção vencedora da 9ª edição da California da Canção Nativa, mãe de todo os festivais nativistas.

O álbum de hoje é o Campeiros Vol. 2, realizado em parceria com Mauro Ferreira, 31º álbum de Luiz Carlos Borges. Entre as canções, destaca-se Misionera, cantada com Mercedes Sosa.

O cardápio para harmonizar com canção nativista? Na canção ‘Peñarol’, encontramos a resposta:

“ (…) uma de vinho e um chibo em cima da brasa…”

Churrasco. Carne bovina ou ovina assada, harmonizando com um vinho tinto encorpado. Sugiro o tradicional costelão ou uma paleta de cordeiro acompanhados do Salton Desejo Merlot.

Encerro este post com um trecho da música que encerra o álbum, ‘O Forasteiro’ de Luiz Marenco:

“Aqui é nosso inferno e paraíso, a vida é uma planta por cuidar,                A que morrer por ela se preciso, o sul somente o sul pode salvar.”

Campeiros vol. 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário