quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Vitrola – Julia Nunes

Julia Nunes

Vida de músico não é fácil. É preciso compor, escrever, gravar, registrar, publicar e tentar vender. E, como tudo na vida, é preciso também um pouco de sorte, para que tudo aconteça no tempo certo. Cazuza disse certa vez:

"Continuo compondo porque sou compositor. Por acaso eu canto. Eu gravo só pra registrar que fiz isso ou aquilo num certo tempo."

E, mesmo com todos estes detalhes, é cada vez mais fácil entrar no mundo musical, em grande parte devido às mídias sociais (como Youtube, Blogs e Twitter, por exemplo). O que exige dos novos artistas cada vez mais qualidade musical, originalidade e sorte.

E foi por sorte que eu conheci o trabalho de Julia Nunes. Uma amiga minha me perguntou se eu conhecia a música Build me up, Buttercup gravada pelo grupo Clem Curtis e The Foundations. A versão original desta canção tem os vocais de Colin Young e faz parte da trilha sonora do filme ‘Quem vai ficar com Mary?’.

Ao dizer que conhecia a canção, me perguntou se eu conhecia uma versão dela no Youtube, gravada com um ukulele, e me indicou este vídeo abaixo:

 

Build me Up, Buttercup on Ukulele - Julia Nunes

Ukulele é esse pequeno violão de quatro cordas, criado à partir de dois instrumentos de corda originários da Ilha da Madeira, em Portugal e levados para o Havaí. Ukulele significa “pulga saltadora” no idioma havaiano. E foi com seu ukuele que Julia Nunes começou a postar vídeos no YouTube, utilizando posteriormente o violão, a escaleta e o piano, sempre de maneira acústica e criando harmonia vocal com sua própria voz (gravando vídeos em que faz a segunda voz).

O sucesso no YouTube possibilitou a Julia Nunes inciasse uma carreira sólida, gravando álbuns com composições próprias, abrindo shows para o cantor e multi-instrumentista Ben Folds, um de seus ídolos, e participando de programas televisivos, de rádio e shows próprios lotados nos Estados Unidos e na Inglaterra.

A dica de trilha sonora para o seu Jantar Harmonizado hoje é o primeiro álbum de Julia Nunes, Left Right Wrong, lançado em 2007. Com 12 faixas, sendo 10 de estúdio e 2 ao vivo, com apenas voz e violão, sendo que o vídeo da canção Into the Sunshine tem mais de 2 milhões de visualizações no YouTube.

As canções são belas, fáceis e musicalmente agradáveis, ideais para um almoço ou jantar informal com amigos. Sugiro começar com mini-porções variadas, como as tapas espanholas ou as bruschettas italianas, harmonizando com um Salton Reserva Ouro.

Depois, basta improvisar uma massa ou risoto simples, e harmonizar com um vinho branco ou tinto leve. Nada muito rebuscado ou elaborado, tudo muito simples, como a voz e o violão. Experimente uma massa tipo rigatoni com um molho de tomates simples, linguiça calabresa e champignons. Fica excelente com o Salton Volpi Pinot Noir. 

Bom apetite!

x.x.x

Para saber mais sobre Julia Nunes, acesse:

Website, Wikipedia e YouTube

Receitas de Tapas

Nenhum comentário:

Postar um comentário