sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Fora de Casa – União Cooks

Não é só de restaurantes que é feita a coluna ‘Fora de Casa’ do blog Salton Harmoniza. Hoje, trazemos a dica certa para quem quer aprender a cozinhar em Porto Alegre – RS.

cooks

A confraria União Cooks teve início em 1995, congregando 56 homens com um objetivo em comum: cozinhar. Contando com a parceria de importantes chefs de cozinha de Porto Alegre e cursos no Senac, os chamados ‘Cooks’ se atualizavam sobre o mundo da gastronomia, através da prática culinária e da criação de receitas. Estas, foram reunidas em apostilas e, posteriormente, em livros, dando ainda mais amplitude ao projeto.

A relação da confraria União Cooks com a mídia sempre foi facilitada pela imensa disposição dos Cooks em realizar jantares como os do Instituto da Mama, da Liga de Combate ao Câncer, do Instituto da Diabete, da Cruz Vermelha, entre outros. Nesse ínterim, por dois anos foram realizados cursos para crianças e, recentemente, foi criada a confraria União d’Elas, reunindo as mulheres na cozinha.

A confraria conta com três tipos de cursos:

  • Curso de Novos: Curso de ingresso na Confraria . Expõe aos participantes os conceitos básicos da culinária. O objetivo é quebrar a timidez e estimular a troca de experiências, garantindo uma base de conhecimento a todos os Cooks.
  • Cursos especiais: Cursos mensais, abertos para homens e mulheres, ministrados por instrutores experientes, com temas específicos relacionados à culinária: Curso de Risotos, Curso de Culinária Indiana, Curso de Culinária Tailandesa, Curso de Peixes e Frutos do Mar, Curso de Vinhos e Espumantes, etc.
  • Curso Avançado: Não possui caráter profissionalizante, mas busca o aperfeiçoamento nas técnicas e conhecimentos culinários adquiridos nas experiências pessoais, no curso de novos e nos cursos especiais. O Curso Avançado de Gastronomia tem o apoio de grandes nomes da culinária.

A Vinícola Salton é uma grande parceira da confraria União Cooks, através da elaboração e um vinho e um espumante exclusivos, com a marca da confraria.

Os próximos cursos especiais são:

  • Harmonizando e cozinhando com cerveja – 22 e 23 de setembro;
  • Vinhos e Espumantes – 06 e 07 de outubro;
  • Sushi – 27 e 28 de outubro;
  • Doces e Sobremesas – 17 e 18 de movembro;

Para mais informações, acesse o site do União Cooks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário