quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vitrola - Mika

Um dos significados para harmonia é ‘o equilíbrio entre duas forças opostas’.Harmonizar é balancear forças contrastantes buscando um resultado melhor que as forças originais. Harmonizar é valorizar o melhor das forças em conjunto e não anular as duas forças.

Complexo? Talvez. Mas levamos isso muito sério aqui na Salton, pois acreditamos que vinhos harmonizam com tudo. Tudo mesmo. Com pratos doces, salgados, exóticos, complexos, com música, com cinema, com artes plásticas, com paisagens, com condições climáticas. Existe um vinho para cada situação. Um vinho que valoriza cada momento, que amplifica e melhora nossa percepção de cada detalhe da vida. Basta descobrir o vinho certo para cada situação.

Música e vinho sempre andaram juntos: desde a antiguidade vinho e música estão associados à festas, reuniões e ajuntamentos humanos em geral. E, assim como a música, o vinho ajuda a ‘dar o tom’ nesses eventos. Um exemplo são os symposium gregos, reuniões de homens cultos para discutir política e filosofia, debater assuntos de interesse geral ou simplesmente festejar. O vinho era servido diluído e, de acordo com a diluição, o symposium duraria mais ou menos tempo e seria mais ou menos ‘animado’. Nestas reuniões havia comida, música, dança, apresentações e jogos entre os participantes. Praticamente um parente distante dos jantares harmonizados que temos atualmente.

The boy who knew too much Hoje teremos em nossa vitrola uma sugestão que caberia bem em um dos symposium gregos. É possível conversar, celebrar momentos agradáveis, rir e beber vinho tranquilamente. As músicas são alegres, sem ser necessariamente dançantes. O sugestão de álbum para um symposium moderno é The Boy Who Knew Too Much, do cantor Mika.

Mika é um cantor de 26 anos, nascido no Líbano, mas baseado em Londres. Estudou ópera com a soprano clássica Alla Ablaberdyeva e, posteriormente, no Royal College of Music em Londres.

mikaSe em seu primeiro álbum (Life in Cartoon Motion – 2007) Mika lida com temas polêmicos em canções animadas e festivas, em seu segundo álbum tem canções mais tranquilas, com baladinhas alegres como ‘Dr. John’, canções com um toque de jazz, como ‘Pick up off the floor’, canções com um toque lúdico, como ‘Toy Boy’ e ‘Blue Eyes’. É um álbum essencialmente alegre, apesar de canções tristes. Pode-se dançar com algumas canções como ‘Rain’ ou ‘We are golden’, mas algumas são perfeitas para momentos de conversa e reflexão como ‘By the time’.

Ideal para harmonizar com vinhos leves e frutados, como o Salton Lunae Branco, Classic Tannat, Volpi Gewürztraminer ou Séries Malbec. Para um jantar leve, conversas agradáveis e sem hora para terminar. Como um bom symposium.

Um comentário:

  1. Adorei o post! Harmonizar música e vinho é deliciosamente inédito (ao menos para mim). Gosto muito do trabalho do Mika e pretendo seguir tuas dicas de vinhos para curtir esse garoto prodígio. Abs.

    ResponderExcluir