sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Fora de Casa – Trattoria Primo Camilo

A sugestão de hoje é uma casa. Uma casa cheia de histórias para contar. Que, se falasse, diria sobre si mesma este poema da filósofa Viviane Mosé:

“(…)

A casaCostumo encontrar tesouros escondidos na dobras das colchas.
E nas louças sujas da pia. Tenho muitas janelas.
Que é por onde o sol e a chuva me visitam.
O vento aqui é muito forte.
Às vezes derruba tudo e eu gosto.
Mas aqui também cabem pessoas.
Tem sempre lugar pra pessoas em mim.”

Essa é a Trattoria Primo Camilo, parada obrigatória para quem quer boa gastronimia em Garibaldi.

Comecemos pelo conceito de ‘Trattoria’. É um estilo de restaurante italiano, menos formal que um ‘Ristorante’ (geralmente focado em alta gastronomia) e mais formal que uma ‘Osteria’ (conceito similar ao de taverna, onde o vinho é o foco e a comida é só um ‘bônus’). Uma Trattoria geralmente tem um cardápio modesto mas completo, valorizando ingredientes e culinária locais. Geralmente o sistema de serviço é informal, familiar até.

Pessali selecionando funghiEsse estilo se confirma na Primo Camilo em vários aspectos. Primeiramente na pessoa do Pessali, proprietário e chef da Trattoria, que recebe os clientes e explica o funcionamento da casa. Também ele seleciona pessoalmente os melhores ingredientes, além de produzir alguns. Os funghi, por exemplo, são colhidos e selecionados por ele durante o outono, sendo utilizados em várias receitas deliciosas durante o ano todo.

O ambiente é aconchegante e acolhedor, perfeito para um jantar romântico. A antiga casa de imigrantes, restaurada por Luiz Fitarelli mantém as características originais, com uma bela coleção de antiguidades.

Uma sugestão de cardápio com três pratos e harmonização:

Entrada

Salada com Alcachofra (Salada verde, alcachofra e lascas de grana padano) harmonizando com o Salton Volpi Chardonnay

Prato Principal (sugestões)

Tortéi à Moda da Casa (Tomate seco, cebola, nata e castanhas torradas) harmonizando com Salton Volpi Cabernet Sauvignon

Risoto com Funghi (Cebola, bacon, funghi e nata) harmonizando com Salton Poética

Sobremesa

Crepe (Crepe de chocolate recheado de doce de leite com sorvete de creme e lascas de amêndoas) harmonizando com o Salton Moscatel.

Mas essa é apenas uma sugestão de cardápio. Há ainda opções de carnes, peixes, pizzas doces e salgadas (deliciosas!), entre outros pratos diversos. O ideal é chegar à Trattoria e pedir uma sugestão ao Pessali. Praticamente impossível errar.

Primo Camilo A Trattoria Primo Camilo fica na Av. Rio Branco, 1080 no bairro Cairú em Garibaldi. Telefone: (54) 3462-3333.

Um excelente jantar à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário