sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Fora de Casa – Greek Donner

Καλημέρα!

Greek Donner Não conseguiu entender? Lê-se ‘kalimera’ e significa bom dia em grego. Isso por que a nossa sugestão hoje no Fora de Casa é o único restaurante grego de Porto Alegre, o Greek Donner.

Comida e cultura gregas são completamente estranhas pra você? Assistam ao filme grego O Tempero da Vida (Politiki Kouzina). Ao recente musical Mamma Mia!, que se passa na ilha grega de Kalokairi. Ao clássico Zorba, o Grego (Zorba, the Greek). Ou aos filmes com a atriz e roteirista grega Nia Vardalos, como Casamento Grego (My Big Fat Greek Wedding) ou Falando Grego (My Life in Ruins).

Pão Pita e Tzatziki Prontos para a culinária grega? Para começar, pão pita com tzatziki, pasta grega preparada com iogurte, alho, pepino e pimenta do reino. Outra sugestão de petisco é a porção de queijo feta (queijo de ovelha), servido em cubos com azeite de oliva e orégano. Há ainda os deliciosos dolmadakia, charutinhos de arroz e ervas finas envolvidos em couve, servidos com tzatziki.

Horiatika Como entrada, duas sugestões de salada: a horiatika, a clássica salada grega, com alface, tomate, pepino, aipo, cebola grelhada, queijo feta, azeitonas, pimentão e orégano. Ou a exótica melitzano salata, feita com berinjelas, azeitonas, pimentão e cebolas marinados no azeite de oliva, vinagre balsâmico, orégano e molho de pimenta, com pão pita.

Que tal começar harmonizando essas entradas e petiscos com um espumante Salton Brut ou Reserva Ouro? Em dias quentes pode-se comer na área externa do Greek Donner, curtindo a brisa Porto-Alegrense e imaginando-se em Atenas.

Para quem prefere lanches, há os donners, servidos em pão pita, acompanhados de batatas fritas, e salada de alface, tomate, pepino e cenoura. Destaques para o greek donner, feito com iscas de filé, tzatziki, cebola grelhada, tomate, tempero verde e molho vermelho. Ou o donner camarão, com camarões grelhados com ervas e hortelã, alface e agrião regados ao molho grego.

Greek Donner

Mussaka Como prato principal, sugerimos a tradicionalíssima mussaka, Feita com berinjela grelhada em camadas alternadas com batata e molho de carne, coberta por um delicioso molho bechamel com queijo parmesão gratinado. Outra sugestão é o giuvetsi, um preparado de carneiro e massa em panela de barro, com molho de tomates frescos e especiarias.

Sugerimos o Salton Classic Cabernet Sauvignon para harmonizar com esses pratos. Afinal, os gregos foram os primeiros grandes divulgadores da cultura do vinho no mundo.

Baklava Querem mais? Como sobremesa sugerimos a tradicional baklava, rolinhos de massa folhada recheados com nozes, castanha do pará, castanha de caju, passas e canela, cobertos por calda grega, nozes e castanhas. Ou ainda o nektar, taça com damascos, ameixas, uvas passas e frutas cristalizadas marinadas em água de rosas sobre camada de iogurte natural polvilhada com nozes, figos e castanhas do pará.

Para finalizar perfeitamente uma refeição grega, sugerimos um copo do destilado anisado ouzo (digestivo), pratos quebrados e muita alegria.

Rua Anita Garibaldi, 1515 – Boa Vista – Porto Alegre – RS

Tel: (51) 3024-8180

καλή όρεξη! (Bom Apetite!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário