Cerimônia de entrega do Oscar 2004. Prêmio de melhor canção original. Os indicados são:
- "Believe" de Expresso Polar (The Polar Express) – Música e Letra de Glen Ballard e Alan Silvestri;
- "Look To Your Path (Vois Sur Ton Chemin)" de A voz do Coração (Les Choristes) - Música de Bruno Coulais; Letra de Christophe Barratier;
- "Accidentally In Love" de Shrek 2 - Música de Adam Duritz, Charles Gillingham, Jim Bogios, David Immergluck, Matthew Malley e David Bryson; Letra de Adam Duritz and Daniel Vickrey;
- "Al Otro Lado Del Río" de Diários de Motocicleta (The Motorcycle Diaries) - Música e Letra de Jorge Drexler;
- "Learn To Be Lonely" de O Fantasma da Ópera (The Phantom of the Opera) – Música de Andrew Lloyd Webber e Letra de Charles Hart;
O cantor e multi-instrumentista Prince apresentava os indicados. O vencedor: um uruguaio de 39 anos, doutor em medicina, especialista em otorrinolaringologia. Cantor e compositor. Um ilustre desconhecido nos Estados Unidos: Jorge Drexler.
Por exigência dos organizadores da cerimônia, Jorge não pode apresentar sua canção. Ela foi apresentada por dois artistas latinos famosos na américa do norte: Antonio Banderas e Carlos Santana. Jorge Drexler não concordava, mas aceitou. A apresentação de Banderas e Santana pode ser vista neste link. Como se consegue revanche sem perder a classe durante a cerimônia do Oscar? Simples. Ao invés de fazer o tradicional discurso de agradecimento, Drexler simplesmente cantou acapella um trecho de “Al otro lado del río”.
Como compositor, Drexler tem canções gravadas por artistas como Bajofondo Tango Club, Ketama, Miguel Ríos e até Paulinho Moska.
E é deste cantor e compositor nossa indicação de hoje para a trilha sonora um bom jantar harmonizado. Nossa indicação é o 8° álbum do artista, de nome ECO². O álbum ECO foi lançado em 2004, ECO² em 2005, com 3 faixas bônus e um DVD.
Jorge Drexler mistura ritmos da música tradicional uruguaia como o candombe, a murga e a milonga, com bossa nova, pop, jazz e uma pitada de música eletrônica. Suas letras são tão importantes quanto sua música. Falam de amor, identidade, raça e religião, por exemplo.
Destaque para a bela canção “Salvapantallas”, faixa 11 do álbum:
‘Vamos al mar,
vamos a dar
cuerda a antiguas vitrolas.Vamos pedaleando
contra el viento,
detrás de las olas.’
Para um jantar harmonizado tranquilo de uma noite de verão, jogando conversa fora, com amigos e a pessoa amada. Para comida leve e saborosa, acompanhada de uma garrafa de Salton Volpi Pinot Noir ou um Salton Séries Cabernet Franc.
Vinicius!
ResponderExcluirAdoro Jorge Drexler!!Tenho este CD!
Adorei a idéia!!!
Abraços
Bruna Cristofoli