segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Harmonize-se!

wine

Nota muito interessante do Enoblog, sobre o efeito da iluminação na percepção de qualidade e valor de um vinho. Segue abaixo:

“Uma pesquisa recente descobriu que a luz pode alterar o gosto e o aroma de um vinho, pelo menos em nossas cabeças. Segundo o estudo alemão, um cálice degustado sob tons azuis ou vermelhos terá melhor sabor do que se as luzes forem verdes ou brancas.

Os pesquisadores entrevistaram cerca de 500 pessoas, perguntando se a bebida estava agradável e quanto pagariam por ela. Quando submetidos à luz vermelha, os participantes se mostraram dispostos a dar um euro a mais por uma garrafa de riesling do que os que estavam em um ambiente esverdeado. Além disso, o vinho iluminado de vermelho foi considerado mais doce e frutado.

A conclusão é de que, mesmo que não altere a cor da bebida, as diferentes matizes atingem nossa sensibilidade. Para degustações neutras, os estudiosos recomendam o uso de luz natural. A dica é boa para donos de bares e restaurantes.”

O Enoblog não cita os realizadores da pesquisa, mas o estudo foi desenvolvido pelo Instituto de Psicologia da Johannes Gutenberg Universität Mainz, na Alemanha.

Quando forem organizar seus próximos jantares, já sabem: invistam no vermelho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário