sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Fora de Casa – Sálvia Pizza

A mãe de uma amiga minha sempre dizia pra ter um raminho de sálvia em casa porque, segundo ela: “Sálvia salva!”. E não deixa de ser verdade: o nome sálvia tem origem no latim salvare, que significa salvar. A planta tem esse nome por ser usada com fins medicinais ao longo do tempo, acreditando-se até hoje em algumas regiões de Portugal e outros países da Europa, que a pessoa que tem Sálvia no quintal, não adoece, nem envelhece.

salvia Portanto para começar o ano de 2010 cheios de saúde, energia e, principalmente sabor, a dica do Fora de Casa desta semana é a Sálvia Pizza. O conceito de pizza perfeita é extremamente relativo e pessoal, mas diversas pessoas concordam que, pelo menos três itens são indispensáveis: massa fina e crocante, ingredientes frescos e de excelente qualidade e o bom e velho forno à lenha. A Sálvia Pizza conta com essas três características em não apenas uma, mas duas unidades, sendo eleita pela revista Veja Comer & Beber 2009 – 2010, a melhor pizza da cidade de Porto Alegre.

Eu particularmente recomendo a pizzaria do bairro Moinhos de Vento, mas só pela belíssima vista do Parcão. As duas unidades (Moinhos de Vento / Tristeza) contam com música ao vivo de domingo à domingo, o que mantém os salões sempre cheios. Para os que não estão muito afim de sair de casa, as duas unidades contam com serviço de tele-entrega. Parte do tino comercial e gourmet de Rodrigo Goulart Pinto, filho e ex-empregado do dono de uma das mais famosas pizzarias de Porto Alegre, a Milano, que já não existe mais.

salvia2 Saladas, brusquetas, rulinos, calzones e é claro, pizzas, integram o cardápio da Sálvia Pizza. As pizzas variam das mais tradicionais (mussarela, margherita, atum, cinco queijos e romanesca, por exemplo – que harmonizam bem com o Salton Classic Tannat, Salton Volpi Merlot e Salton Volpi Cabernet Sauvignon) até as mais criativas, como a Caprese (mussarela, fatias de tomate, mussarela de búfala, pasta de azeitonas e manjericão – Salton Volpi Sauvignon Blanc) e a Sálvia Pizza (mussarela, cogumelos|champignon, funghi e shitake|, refogados no vinho branco, parmesão e sálvia – Salton Virtude).

Os endereços são:

Tristeza: Av. Wenceslau Escobar, 1973, lojas 5 e 6, Shopping Granville. Tel: 51 – 3268-9999

Moinhos de Vento: R. Comendador Caminha, 338. Tel: 51 – 3268-0000

Aproveitem bem o ano!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog! pretendo passar aqui mais vezes agora. Sou mineira e também tenho um blog, mas escrevo sobre culinária em geral...já percebi que aqui poderei apreender sobre vinhos!
    Adoro o Rio Grande do Sul e este ano estive por aí pela terceira vez e, realmente, adorei a Sálvia. Belo comnetário o seu.

    Alexandra

    ResponderExcluir