sexta-feira, 12 de março de 2010

Fora de Casa – Tutto Riso

Continuando nossa viagem pelos restaurantes porto-alegrenses, hoje trazemos uma dos melhores lugares para se comer risotos na capital gaúcha: o Tutto Riso. A idéia das sócias do Puppi Baggio (em breve por aqui) era criar um restaurante para atender à demanda por risotos na cidade. Surgiu o Tutto Riso, que acabou virando um dos ambientes mais disputados para jantares românticos na cidade.

O restaurante é rico em detalhes, a começar pela escadinha na entrada. Chega-se a um jardim pequeno mas bem decorado, com iluminação à luz de velas, criando um clima todo intimista. Quadrinhos, penduricalhos, frases escritas nas paredes e um fogão a lenha ajudam a criar um clima caseiro, muito auxiliado pela iluminação indireta.

No couvert, uma cesta de pãezinhos frescos com patês. Para a entrada a sugestão é a Tagliata al Rosmarino, um carpaccio com azeite de oliva e alecrim, delicioso, leve e aromático, ideal para acompanhar com um Salton Brut.

A casa oferece 25 tipos de risoto, sempre servidos quentíssimos em panelas le creuset. E é praticamente impossível errar na escolha: todos são deliciosos! Algumas opções:

  • O de bacalhau é feito com bacalhau norueguês, azeitona preta, ervilha, tomate e salsa.
  • O sardo, com pernil de ovelha, vinho tinto, ervas finas e queijo parmesão.
  • O madonna mia  leva cogumelos castanhos cozidos no creme de gorgonzola.
  • O risi di siri é preparado com siri, vinho branco, tomate concasê, nata e salsinha.
  • O mediterrâneo tem salmão, zucchini e nata.
  • O risoto à carbonara tem cubinhos de bacon envolvidos em ovos, nata e parmesão e salsinha.
  • O vacanza é feito com camarão, leite de coco, tomate e coco ralado.
  • O zicca é composto por berinjela, linguicinha colonial, molho ao sugo e manjericão.

Foto: Cláudio Fonseca

Risoto para todos os gostos. Impossível não sair satisfeito. Escolha um dos vinhos da linha Salton Volpi que melhor harmonizem com os pratos e delicie-se.

Para a sobremesa, sugerimos o Basilico, que é banana caramelada servida com sorvete de manjericão. Ou então o Dolci Riso, um arroz de leite (arroz doce), servido quente com canela. Conforto total.

O Tutto Riso fica na R. Dinarte Ribeiro, 116 – Moinhos de Vento – Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3222.1934

Para encerrar, uma das frases na fachada do Tutto Riso:

Foto: PC Fabre

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário