sexta-feira, 5 de março de 2010

Fora de Casa – Jasmim Restaurant

A definição de cozinha contemporânea segundo a Veja São Paulo é bastante interessante:

“Reúne chefs que criam, fazem a fusão de cozinhas e pratos, acertam muitas vezes – e também erram. Principalmente quando não respeitam a textura dos alimentos. A criatividade é uma virtude sempre que acompanhada da idéia de destacar e preservar sabores, combinando-os de modo diferente, criando surpresas que gratificam, mas sem confundir o paladar.”

Um dos melhores lugares para provar a culinária contemporânea em Porto Alegre é o Jasmim Restaurant, do chef Jean Rodrigues. Com habilidade ele trabalha elementos de culinária asiática, européia e brasileira, criando pratos memoráveis e belíssimos. Por que jantar no Jasmim é uma experiência gastronômica e também estética.

jasmim Tudo começa com o local. O restaurante fica em uma rua arborizada no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre. Tem iluminação indireta, decoração bela e despretensiosa e clima muito aconchegante. Na parte superior tem um lounge, com vista para as árvores centenárias ao redor. Ali pode-se bebericar um vinho e pedir uma entrada enquanto se joga conversa fora.

O cardápio tem tudo a ver com esse clima deliciosamente despojado e elegante. A entrada mais tradicional são as minipanquecas beijin, recheadas de pato desfiado ao molho tailandês e cebolinha desfiada.

Os pratos principais não deixam por menos. Há o pacífico, um filé de salmão em crosta de castanha, com espaguete de legumes regado com redução de balsâmico. O swadee leva camarões cozidos no leite de coco, com abóbora e curry verde. Já o sathai,  é composto por dois espetinhos de frango com ostras, sakê e gengibre, acompanhados de arroz jasmim.

Jasmim Restaurant

Para a sobremesa a pedida certa é o punta del este: sorvete de manjericão com finas barras de chocolate recheado com doce de leite uruguaio. Outra opção deliciosa é o macau, um ninho de chocolate recheado com ganache e lichia, salpicado com lâminas de amêndoas.

Foto: Destemperados

Para harmonizar com a criatividade da cozinha contemporânea, nada melhor que um espumante Salton Reserva Ouro, para acompanhar a refeição do começo ao fim. Em boa companhia, é claro!

O Jasmim Restaurant fica na R. Marques do Pombal, 322 – Moinhos de Vento – Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3062.5267

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário