sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Sobremesa gelada
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Top de Marketing ADVB
Curso de Degustação de Espumantes
Diretor Técnico da Vinícola Salton, Lucindo Copat, é eleito o Enólogo do Ano
Salton Flowers com novo rótulo e tampa rosca
O vinho branco aromático Salton Flowers chegou às gôndolas com nova rotulagem e inclusão de tampa rosca, tendência internacional utilizada na vinificação moderna.
A tampa rosca dispensa o uso de saca-rolhas e é perfeita para o consumo rápido.
Características do Produto:
O produto é resultado da combinação das uvas Gewurztraminer, Malvasia e Moscato Giallo. Por ser um vinho branco leve, é ideal para harmonizar com saladas, frutos do mar, peixes e culinária tailandesa.
O produto se destaca ainda como excelente acompanhamento para happy hours, piscina e praia.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Vitrola – La Roux
Para mim, é difícil ouvir electropop sem pensar em um cenário futurista. Desde Depeche Mode nos anos 80, até os dias atuais com Lady Gaga, o electropop se baseia no uso de sintetizadores, nas vozes muitas vezes lânguidas e nas letras pseudo-profundas, nos transportando à um cenário típico de Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley.
E é com uma generosa dose de ‘soma’ que apresentamos nosso álbum de hoje: La Roux, da dupla inglesa homônima formada pelos tecladistas, compositores e produtores Eleanor Kate Jackson e Ben Langmaid.
Algumas canções grudam na cabeça, como “I’m not Your Toy” e “Bulletproof”. São dançantes, agradáveis e excelentes para um jantar com um clima moderno. Tudo clean e novo, como a culinária molecular de Ferran Adrià. O uso de esferificações, espumas, cozimentos à baixa temperatura.
Na harmonização, predominam os espumantes e os drinques à base de espumantes. Bellinis, rossinis, kyrs e outros diversos. Com uso de diversos xaropes e frutas, tentando criar um cardápio multisensorial.
Bom apetite!
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
A PEDIDO...
1 lata de leite condensado
100g de nozes picadas
Derreta o chocoloate em banho maria (ou no microondas) adicione o leite condensado e as nozes.
Misture muito bem,obtendo um creme opaco, coloque em um prato de 20x20 cms forrado com filme, passe uma espátula para nivelar.
Cubra com filme e leve a geladeira até firmar (cerca de 2 horas).
Corte em quadradinhos e sirva.
*Você pode passar os quadradinhos em cacau em pó ou açúcar refinado e guardá-los em um vidro bem fechado, em local fresco.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Jantar Harmonizado - Salton & Confraria do Peixe
Estavam presentes cerca de 60 pessoas, entre estas casais da própria confraria.
O jantar foi um sucesso!
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Jantar Harmonizado - Salton & Confraria do Peixe
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Vitrola - Exaltasamba
Música é como vinho: há um tipo diferente para cada gosto. Existem vinhos raros, exclusivos, únicos. Há aqueles que são apreciados apenas na sua origem. Outros, dos quais pouca gente gosta. E existem ainda os populares, que nem sempre são os favoritos dos especialistas, mas são a manifestação de um desejo de consumo popular.
Na música brasileira, esse último tipo se manifesta através de ritmos como o pagode. E na nossa Vitrola de hoje, trazemos um dos principais grupos dessa manifestação musical popular, apreciada por muitos. Trazemos o 14º álbum da banda Exaltasamba, o Ao Vivo na Ilha da Magia, gravado em Florianópolis, e lançado em 2009.
Com letras muitas vezes românticas e músicas animadas, criadas com instrumentos como a cuíca, o tantã, o repique de mão e o cavaquinho, é perfeita para uma refeição a céu aberto.
Pode ser um churrasco (no estilo paulista ou carioca), uma feijoada ou um virado à paulista. Para juntar os amigos e a família, dançar e aproveitar. O dia ideal é o sábado, para aproveitar o final do dia, sem hora para acabar.
Para harmonizar, vinhos da linha Salton Lunae, frisantes leves, agradáveis e festivos, que permitem a elaboração de vários drinques e coquetéis.
Boa festa!
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
La Norma - Bellini
Numa frigideira, coloque azeite e frite as fatias de berinjela, já temperadas com sal e pimenta, até que dourem.Escorra o excesso de óleo. | |||||
Em outra frigideira, coloque azeite de oliva e refogue em fogo baixo a cebola e em seguida o alho. | |||||
Adicione os tomates, refogue até que o molho fique espesso. Junte as fatias de berinjela ao molho. Adicione as folhas de manjericão e verifique o tempero. Cozinhe a massa al dente e sirva com o molho.Decorando com algumas fatias de berinjela, a ricota e um raminho de manjericão. | |||||
DICA: Para tirar o amargor da berinjela.Depois de fatiadas, salpique sal grosso e deixe que o sal retire o líquido da berinjela (cerca de 30-40 minutos). Depois lave-as em água corrente e seque-as.Estão prontas para serem usadas em qualquer receita. | |||||
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Fora de Casa – Sushi by Cléber
Nós já havíamos falado do melhor sushi de Porto Alegre em uma ocasião anterior. Mas trazeos hoje uma deliciosa novidade do Sushi by Cleber: o prato “Não levo desaforo pra casa”.
Este prato da Boa Lembrança, é composto por um leque de sashimi selado com molho teryaki, pelos uramaki alaska, nigiri de camarão, gunkamaki kinoko e pelo desaforo, preparado com salmão, cream-cheese e massa de tempurá.
O prato é delicioso para harmonizar com o espumante Salton Poética, um brut rosé leve e refrescante.
R. Des. Esperidião de Lima Medeiros, 317- Três Figueiras, Porto Alegre- RS
51- 3328-8330/ 8405-4499
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Escolha Imperatriz - Fenavinho 2011
Vitrola – Ryan Star
O álbum de hoje na coluna Vitrola é do cantor, compositor e músico norte-americano Ryan Star. O álbum 11:59 é o segundo álbum de estúdio do artista.
Com seu rock bonito (muitas vezes apresentad em baladas), voz rouca e letras que falam sobre viver o momento e ser maior do que a sociedade nos impõe, conquistou a posição #34 nas paradas da Billboard e #10 na Billboard Rock Albuns.
É um bom álbum para um jantar romântico em um ambiente traquilo e confortável. É a trilha sonora perfeita para conquistar alguém pelos detalhes. O cardápio, a escolher. Mas os vinhos são esses:
Salton Volpi Gewürztraminer – saboroso e aromético sem ser óbvio, elegante para uma entrada leve.
Salton Volpi Pinot Noir – com notas aromáticas de frutas vermelhas e um toque tostado, é equilibrado, com bom frescor e fruta no paladar, para um prato principal elegante, mas simples.
Salton Moscatel – para uma sobremesa que começa bem. E não precisa terminar.
Bom apetite!
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Ganhadores Promoção Conquista Salton Classic
Se você foi um dos ganhadores e quer ver sua foto aqui no blog, envie um e-mail para comunicacao@salton.com.br
Jamenson Felipe Signori - Ganhador da 1º etapa - Categoria: Amigos
Cristiano Franco Alice - Ganhador da 1ª etapa - Categoria: Relax
Danyelle, Diana e Sandro - Ganhadores da 2ª etapa - Categoria: Relax
Evandro Antunes de Lima - Ganhador 1ª etapa - Categoria: Família
Adriana Cereser -Ganhadora 1ª etapa - Categoria: Vitória
Fabíola de Fátima Batista - Ganhadora 2ª etapa - Categoria: Família
Lauren Maralucas - Ganhadora 2ª etapa - Categoria: Paixão
Parabéns a todos!
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Salton na 18ª Avaliação Nacional de Vinhos
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Trio de Antepastos- Chef Idana M. M. Spassini
CAPONATA
PEPERONATA
2 pimentões vermelhos sem pele fatiados finamente
2 pimentões verdes sem pele fatiados finamente
2 piementões amarelos sem pele fatiados finamente
1 cebola fatiada
1 dente de alho picado
sal e pimenta moída
1/2 xícara de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de vinagre
Em um pouco do azeite refogar a cebola e o alho.Juntar os pimentões e temperar.
Guardar em recipiente tampado na geladeira.
ANTEPASTO DE BERINJELAS
5 berinjelas cortadas tirinhas
1 dente de alho
1 cebola fatiada
sal
pimenta moída
Azeite de oliva
Orégano
Em uma assadeira coloque as berinjelas, a cebola e o alho, regue com azeite de oliva e tempere.Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180°C, por cerca de 30 minutos,até que a berinjela e a cebola murchem.
Retire do forno, verifique o tempero e regue com mais azeite.
Leve a geladeira em um recipiente bem fechado.
* Todos os antepastos ficam mais gostosos se consumidos após alguns dias, pois os sabores se concentram mais.Mas devem ser servidos à temperatura ambiente.Portanto, retire-os da geladeira minutos antes de servir.
*Sirva-os com torradas ou pão italiano.
* Para retirar a pele dos pimentões, leve-os ao forno até que fiquem bem tostados, passe por água corrente e a pele vai sair facilmente.
Fora de Casa – La Caceria
Como não poderia deixar de ser, a decoração é clássica e inspirada no tema que move o restaurante, a caça. A luz indireta ilumina as armas, os chifres, os pratos. A madeira das mesas é escura, bem como a das cadeiras estofadas com tema outonal. Há as velas, os cravos e as rosas vermelhas. Os talheres e os detalhes em prata e bronze reforçam o ar de nobreza aristocrática, clássica e atemporal. A trilha sonora é também deliciosa, indo do jazz à chanson francesa, com a voz macia de Ella Fitzgerald e os trinados canoros de Edith Piaf.
O La Caceria é um dos poucos restaurantes especializados em caças nobres do país, com carnes de javali, faisão, perdiz, coelho, pato, codorna, cordeiro e algumas opções de massas, peixes e risotos. Por ser um dos melhores restaurantes de Gramado, e um dos restaurantes da boa lembrança, é um local maravilhoso para um jantar harmonizado fora de casa.
O cardápio pode ser visto no site, mas eu sugiro alguns pratos com harmonizações:
Couvert – Definitivamente peça o Couvert do La Caceria. Pães alemães e italianos diversos, deliciosamente quentes e crocantes, servidos com tulipas de queijo Samsoe, mantiga natural e aromatizada (pimentão, curry e ervas finas), patê suíno (saboroso e defumado na medida) e Champignons à Provençal. Acompanhados do Salton Volpi Pinot Noir, são uma entrada deliciosa.
Prato Principal – Jacaré Lago Negro – Nunca comeu jacaré? É hora de provar esse preparo delicioso de filé da cauda, recheado com pinhões e queijo brie com farofa crocante e azeitonas pretas, acompanhado de um delicado e aromático risoto de aspargos ao perfume de limão. Harmonize com o Salton Volpi Sauvignon Blanc para uma experiência plena.
Sobremesa – Strüdel da Montanha – Torta de maçã e nozes com calda de pimenta, alecrim, manjericão e sorvete de creme.
Finalize com um expresso curto, com seu açucareiro em prata e sua petite bombonière de dois andares com algumas delícias finais.
Pegue o seu Prato da Boa Lembrança e saia pelas ruas de Gramado desfrutando a brisa refrescante da primavera na Serra Gaúcha, cantarolando:
“Quand il me prend dans ses bras
Il me parle tout bas,
Je vois la vie en rose…”
Bom apetite!
***
O Restaurante La Caceria fica no Hotel Casa da Montanha, em Gramado – RS
Para mais informações, clique aqui.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Vitrola – Gogol Bordello
O vocalista é ucraniano. O violinista e um acordeonista, russos. O outro é japonês. O guitarrista é israelense, o baixista é etíope, o baterista é norte-americano. Os percussionistas são da Tailândia, China e Equador. E a mistura disso tudo é a Gogol Bordello, uma banda performática de Gypsy Punk, formada em Nova Iorque em 1999.
E é deles o álbum na nossa coluna vitrola hoje: o Trans-Continental Hustle, lançado este ano. Inspirado nos anos que Eugene Hütz, líder da banda viveu no Brasil, traz o tradicional Gypsy Punk com algumas levadas brasileiras e alguns refrões com frases palavras em português (como “cachaça clandestina” na canção ‘In the Meantime in Pernambuco’). O álbum foi produzido por Rick Rubin, um dos mais importantes produtores musicais do gênero hard rock e heavy metal, com grupos como: Danzig, Slayer, Linkin Park, Red Hot Chili Peppers, Metallica, Slipknot, System of a Down, e Rage Against the Machine.
Para harmonizar com tantas influencias, sugerimos um cardápio insprado nos pratos do leste europeu:
Couvert - Borstch (sopa de beterraba), harmonizando com Salton Volpi Sauvignon Blanc
Entrada – Goulash, servido com Salton Classic Cabernet Sauvignon
Prato Principal – Holupti (enrolado de repolho com carne, lingüiça, arroz, bacon, cebola, tempero verde, alho e sal) e Pierogys (pastéis recheados), harmonizam com Salton Virtude Chardonnay
Sobremesa – Kutiá (creme doce de trigo e frutas secas), com Salton Intenso
Bom apetite!
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
sábado, 25 de setembro de 2010
Comer com os Olhos ... Jantar Harmonizado Revolução Farroupilha
E Viva o Rio Grande, tchê!
Couvert: Linguiça campeira com farofa de banana
Harmonização: Salton Reserva Ouro Brut
Entrada: Queijo colonial quente sobre bruschetta e crisps de salame
Harmonização: Salton Classic Tannat
Primeiro Prato: Risoto de pinhão
Harmonização: Salton Volpi Cabernet Sauvignon
Harmonização: Salton Desejo
Sobremesa: Massa philo com doce de ovos e avelãs e calda de caramelo
Harmonização: Salton Intenso
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
JANTAR HARMONIZADO DA SEMANA FARROUPILHA
Este risoto foi aprovadíssimo pelos nossos clientes.Uma nova forma de comer o nosso velho conhecido pinhão.
Bom apetite !
RISOTO DE PINHÃO - Chef Idana M. M. Spassini
(4 porções)
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Vitrola – Michael Jackson
Faz alguns meses, uma amiga minha chamada Sílvia Mascella Rosa (Jornalista, Sommelier, moderadora de congressos de Enoturismo), me trouxe uma missão. Harmonizar nesta coluna o álbum Off The Wall do Michael Jackson. Ontem foi aniversário da Sílvia. E, em homenagem a essa amiga, segue a sugestão de um Jantar Harmonizado ao som do Rei do Pop.
***
Poucos artistas são tão completos quanto Michael Jackson.
Ele está no Guiness World Records como “O maior artista de todos os tempos”. Seu álbum Thriller é o mundialmente mais vendido de todos os tempos. Ganhou 15 Grammys, emplacou 41 canções no topo das paradas e suas vendas, segundo a gravadora Sony já superam 1 bilhão de discos. A Wikipedia o descreve como “…famoso cantor, compositor, dançarino, ator, multiinstrumentista, produtor, empresário, filantropo e humanitário norte-americano.”
E poucos tão controversos.
Sua aparência mudou drásticamente em 40 anos de carreira, através de cirurgias plásticas (duas confirmadas pelo artista) e aos tratamentos para vitiligo e lúpus. Viveu 17 anos sozinho em um rancho na Califórnia chamado Neverland (Terra do Nunca), uma referência à história de Peter Pan. Foi denunciado e processado por abuso sexual em 1993 – que terminou com um acordo judicial três anos depois. Casou-se duas vezes. A primeira em 1994 com Lisa Marie Presley, filha de Elvis Presley. A segunda durante o HIStory World Tour (1996-1997) com Deborah Jeanne Rowe. Teve três filhos.
OFF THE WALL
Hoje vamos falar do artista antes das controvérsias. O álbum foi lançado em 1979, quando o cantor estava prestes a completar 21 anos. Produzido por Quincy Jones, é considerado o primeiro álbum solo adulto de Michael. Também marca sua estréia como compositor, nas faixas “Don’t Stop ‘til You Get Enough” (lançada como compacto em 79, foi o primeiro Grammy de MJ), “Workin’ Day and Night” e “Get on the Floor”, composta com Louis Johnson. O álbum também tem composições de Rod Temperton - "Off The Wall", "Rock With You" e "Burn This Disco Out", Stevie Wonder - "I Can't Help It" e do Beatle Paul McCartney - “Girlfriend”.
Definitivamente é um álbum de black music, com diversas sub-influências. Michael passa por baladas, discothèque, R&B, funk, jazz, soul, rock e pop. Tudo isso muito bem equilibrado, com letras que falam sobre a vida jovem da época, criando uma base musical para sua carreira (e consagração como Rei do Pop) na década de 80.
MJ criou também um personagem provocativo, muitas vezes denotando um ar de inocência ou introspecção que, em contraste com a sensualidade da dança, causavam furor nas fans. Essa dualidade irreverente também se mostra no figurino, o smoking com as meias brancas, que foi capa do álbum.
HARMONIZAÇÃO
Agora a parte complicada. Porque Michael Jackson sempre me remete aos anos 80 e a pratos que saíram de moda. Existe comida cafona?
Entrada: Palitinhos Stiksy, da Elma Chips. Lembrando o lema “é impossível comer um só”, fica fácil de associar com a letra de “Don’t Stop ‘till You Get Enough”. Antigamente, realizavam-se concursos de quem terminava o palitinho mais rápido, inspirados no comercial dos anos 80. Para harmonizar, Salton Lunae Branco, um vinho frisante, leve e adocicado, lembrando-nos dos coolers de vinho tão populares àquela época.
Primeiro Prato: Torta Fria (com pão de forma e maionese) e Canudos com maionese. Quer coisa mais vintage que isso? Pratos simples e muitíssimo frequentes nas festas da turma. Harmonizam bem com o Salton Volpi Sauvignon Blanc.
Prato Principal: Qualquer comida da mamãe ou da vovó. Macarrão parafuso (fusili) com molho de tomate. Panquecas recheadas com carne moída e molho vermelho, acompanhadas de arroz à grega. Lombo suíno feito na panela de pressão com molho de vinho tinto. Pratos do tempo em que domingo era o dia de ir à igreja pela manhã e almoçar em casa com a família, e passar a tarde em partidas eternas de jogos de tabuleiro (WAR, Jogo da Vida, Banco Imobiliário, Detetive) e vendo as pegadinhas do Faustão.
Para harmonizar com esses pratos, vinhos tintos simples. pode ser um Salton Classic Tannat ou o Salton Volpi Pinot Noir.
Sobremesa: Manjar Branco. Ambrosia. Olho-de-sogra. Quindim. E o imprescindível pudim de leite condensado (que a gente insistia em chamar de ‘leite começado’).
Para harmonizar, Salton Moscatel. Pra ficar mais retrô, só colocando um pouquinho de xarope de groselha no fundo da taça e completando com espumante Salton Brut.
Depois, é só colocar a fita K7 de Off The Wall no Walkman, vestir seus jeans e camisa USTOP, colocar um Kichute nos pés, chupar uma pastilha Valda ou uma bala Soft e “Burn This Disco Out”.
***
“Ele não morreu… Ele só foi ensinar a Deus como ser um popstar.”
***
Feliz aniversário Sílvia.
sábado, 18 de setembro de 2010
Comer com os Olhos - Semana Farroupilha
Durante a Semana Farroupilha são realizados desfiles e acampamentos, onde o consumo do CHURRASCO, prato típico dos gaúchos, é uma constante.
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Fora de Casa – MadreMaria
Nossa dica de hoje é uma loja de roupas. E um café. E um restaurante. E uma loja de vinhos. O lugar é tudo isso e mais um pouco. Por isso nessa Semana Farroupilha, nossa dica é o MadreMaria Loja e Café, em Bagé.
No dia 09 de setembro realizamos no MadreMaria um curso de vinhos, espumantes e chocolates, com a presença de convidados, imprensa e amigos. Contamos também com a parceria da Leslie e suas deliciosas trufas recheadas com os mais diversos licores.
Estamos também preparando para o dia 26 de novembro uma festa especial em comemoração aos 100 Anos da vinícola Salton – um Reveillon antecipado para 100 convidados.
Abaixo, algumas fotos do curso de vinhos e chocolates para deixá-los com vontade de participar do nosso Reveillon no MadreMaria. Também fotos de dois convidados ilustres que degustaram vinhos Salton em sua passagem por Bagé: Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky, do espetáculo Tangos e Tragédias.
O MadreMaria também tem música ao vivo. Quem estiver por Bagé hoje e amanhã, pode conferir duas Noches Porteñas com Grisel Bercovich.
Até mais!