quinta-feira, 3 de março de 2011

Vitrola - Jarabe de Palo

Continuando nossa viagem pela Espanha, saimos do centro do país (Madrid) e vamos para o leste, rumo à segunda cidade mais povoada do país, Barcelona. É ali que, em 1996, foi formada a banda que hoje é considerada um dos maiores expoentes do chamado rock latino: a Jarabe de Palo, formada por Pau Donés (vocal, guitarra, violão), Alex Tenas (batería), Carmen Niño (baixo), Dani Baraldés (guitarra), Kyke Serrano (teclados), Jimmy Jenks (saxofone) e Quino Béjar (percussão).

Considerando sua formação e seu sucesso repentino devido o uso da canção "La Flaca" em uma propaganda de cigarros, a Jarabe estava fadada ser uma banda one hit-wonder. Para mostrar que podiam lançar mais sucessos e se reinventar, em 1998 lançam o ábum Depende. Este álbum foi produzido por Joe Dworniak (conhecido na espanha por seu trabalho com o grupo Radio Futura) e conta com a participação do grupo Ketama.
 
O álbum é recheado de influências pop, smooth rock e levadas latinas, chagando ao uso das guitarras flamencas do Ketama na canção "Te miro y tiemblo". Destaque também para a melancólica canção "Agua", uma bonita balada latina.
 
Para um jantar harmonizado ao som de Depende, vamos à culinária típica da Catalunha, começando com uma garrafa de espumante Salton Brut e pan con tomate, presença obrigatória em todos os bares de tapas de Barcelona. É perfeito para receber os amigos em casa, conversas informais, um dia agradável de outono.
 
Como entrada, sirva espinacas a la catalana, prato preparado com espinafre refogado com azeite de oliva, alho, uvas passa e pinolis, podendo levar tirinhas de bacon ou jamón serrano. Harmonize com Salton Volpi Sauvignon Blanc.
 
Para o prato principal, o nome vem em catalão: ànec amb peres, pato com pêras. Pode-se utilizar o magret do pato, ou então as coxas, cozidas com pêras maduras, criando um delicioso paladar agridoce. Harmonize com Salton Virtude ou, se preferir em catalão, Salton Virtud.
 
Para a sobremesa, a crema catalana, espécide de crème brulée, aromatizado com canela e casca de limão. Harmonize com o espumante Salton Moscatel.
 
Depois, é só aproveitar a levada latina de "Perro apaleao" e ensaiar alguns passos de dança.
 
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário