quinta-feira, 17 de março de 2011

Vitrola - Atahualpa Yupanqui / Mercedes Sosa

Saímos da Espanha e voltamos para as américas. E, como o tema do próximo jantar harmonizado é a Argentina, trazemos um pouco do espírito latino, agora mesclado com o folclore quechua. E ninguém representa melhor esses dois universos na música argentina do que o compositor, cantor, violonista e escritor, Atahualpa Yupanqui, filho de pai quechua e mãe basca.

Sua obra ficou conhecida no Brasil principalmente através da canção "Los Hermanos", gravada por Elis Regina no álbum Falso Brilhante de 1976. Mas é na voz de uma outra argentina, a cantora Mercedes Sosa, que a poesia de Héctor Roberto Chavero (seu verdadeiro nome) tem sua mais bela expressão.

Yupanqui descrevia a vida do homem da campanha gaucha, suas dores e alegrias, sua história. Através de milongas, chacareras e até canções de ninar, expressa a alma de seu povo. Mas sua obra transcende o folclore argentino, sendo o retrato de uma vertente latinoamericana, atemporal e integradora.


Mercedes Sosa, em 1977, dá voz à poesia de Atahualpa Yupanqui, no álbum intitulado Mercedes Sosa interpreta a Atahualpa Yupanqui. Conhecida como "a voz dos sem voz", Mercedes canta "as palavras dos que não tem palavras". Em "Piedra y Camino", por exemplo, quem fala é o peregrino dos pampas, que busca um sonho nunca alcançado, entre alegrias e tristezas. Já em "La Viajerita", quem canta é a própria campanha, seus cerros, os caminhos de areia, o aroma fresco das flores. E, em "Duerme Negrito", é ama que canta, para o negrinho que não dorme sentindo falta de sua mãe que está fora trabalhando. É a voz da América Latina, em sua manifestação mais pura.

Para um jantar harmonizado que expresse toda essa poesia, nada como uma viagem pela culinária argentina, da campanha aos andes, simples, mas extremamente saborosa, originada na cultura do gado nos pampas e na dificuldade dos cultivos na montanha. Sugiro começarmos com o pastel de choclo, uma torta de milho e carne, geralmente assada em panela de barro. Para harmonizar, um vinho simples, como o Salton Classic Tannat.

Como prato principal, o sempre presente lomo con papas, carne de gado, cordada em filé ou tornedo, servida com batatas, fritas, assadas, cozidas ou em purê. Simples, mas nutritivo e saboroso, esse prator harmoniza com um vinho como o Salton Volpi Merlot, ou ainda o Salton Séries Malbec.


Para a sobremesa, um alfajor caseiro, recheado com dulce de leche. Harmonize com Salton Intenso.

E deixe-se levar pela bela voz de Mercedes Sosa, cantando as belíssimas palavras de Atahualpa Yupanqui. Vale até dormir depois ao som de "Duerme Negrito"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário