quinta-feira, 31 de março de 2011

Vitrola - Tanghetto

Quando se fala em Argentina, quase imediatamente nos vem a imagem de um casal dançando tango. A elegância dos gestos, a sensualidade das pernas que se entrelaçam, a beleza da atuação: o tango é a paixão romântica, urbana, cosmopolita. Mas até o início dos anos 2000, o tango era um fenômeno local: cultuado nos teatros e ruas de cidades como Buenos Aires e Montevidéu, este ritmo era considerado parte de um folclore local. Mas essa realidade mudou.

No início dos anos 2000, grupos como Gothan Project começaram um projeto, no mínimo, ousado: mesclar o tango com a música eletrônica. Os puristas torceram o nariz: 'onde já se viu misturar o som do bandonéon com batidas de sintetizador?'. Mas o movimento cresceu e popularizou o tango em todo o mundo, auxiliando inclusive a preservar o tango tradicional.

Um dos principais grupos deste movimento é o Tanghetto, fundado em 2001. Seu primeiro álbum, Emigrante (electrotango), lançado em 2003 é um retrato do início do electrotango instrumental, tendo conquistado disco de platina e sendo nomeado para o Grammy Latino em 2004.


O electrotango é uma expressão da capacidade urbana portenha de renovação, assim como o bairro de Puerto Madero. E é dessa área da zona urbana de Buenos Aires que vem nosso cardápio de hoje, que se destaca pela releitura de pratos tradicionais, bem como a cozinha de autor.

Para começar, que tal uma entrada bem cool? Fatias de linguiça flambadas em cognac e servidas com berinjela confit, harmonizando com uma taça de espumante Salton Prosecco.

Como prato principal, prepare uma costela de leitão, cozida lentamente em vinho tinto e ervas. Depois, basta reduzir o molho e adicionar pimenta para que fique picante. Sirva sobre uma cama de purê de batatas com queijo camembert e harmonize com Salton Séries Cabernet Franc. Delicioso.


Para a sobremesa, aposte em sorvetes artesanais de amêndoas, chocolate e doce de leite. E sirva com Salton Moscatel, para uma experiência mais completa.

Depois, suspire por Buenos Aires enquanto dança ao som de Tanghetto.

domingo, 27 de março de 2011

Salada com figos e frios



SALADA DE FIGOS COM FRIOS DA COLÔNIA
Chef Idana M. M. Spassini

Ingredientes:
(4 porções)
1 maço de rúcula
6 figos frescos cortados em quatro
200g de figos secos fatiados
8 figos em calda
100g de culatello fatiado
100g de copa fatiada
100g de salame colonial fatiado
Creme de aceto balsâmico reduzido com mel
Sal e pimenta

Modo de preparo:
Arrume a rúcula no centro do prato.
Disponha ao redor da rúcula, os figos frescos  e embaixo deles o culatello ,os figos em calda e embaixo deles a copa.Distribua o figo seco de forma harmoniosa e da mesma forma o salame.
Regue com a calda de balsâmico,tempere com sal e pimenta e sirva.


quinta-feira, 24 de março de 2011

Vitrola - Enanitos Verdes


A Argentina é celeiro de bandas de rock de sucesso em toda a américa latina, mas que acabam sendo desconhecidas no Brasil. Um bom exemplo disto é o grupo Enanitos Verdes, formada em 1979, com 15 álbuns de estúdio lançados. Em nossa vitrola de hoje trazemos o 12º álbum desta banda, lançado em 2002 e intitulado Amores Lejanos.

Para criar um jantar harmonizado inspirado no rock dos Enanitos Verdes, vamos buscar as receitas nos títulos das músicas, com algum humor. Para começar, a faixa de abertura, "Francés limon" nos sugere com bom humor um souflée salgado de limão siciliano. harmonizado com o Salton Volpi Sauvignon Blanc.

Para o prato principal, podemos nos inspirar na faixa "Del Cairo a Paris", mesclando elementos da culinária egípcia e francesa. Uma sugestão interessante são os kebabs de cordeiro com échalotes confitados, acompanhados de uma salada de folhas verdes. Sirva com o Salton Volpi Pinot Noir.

Para a sobremesa, vamos de "Sweet summer", com um sorvete de pistache com calda de menta, inspirado na cor dos 'Enaninos".

Um jantar agradável e rápido para amigos, antes de um bom show de rock em um dos bares de sua cidade.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Aguardem ...

Em breve estaremos divulgando o cardápio do jantar harmonizado do mês de abril.

O jantar será realizado no dia 09 e o tema é a Argentina.
Algumas curiosidades da culinária da Argentina:
* As carnes, as empanadas e os vinhos possuem grande importância na culinária do país;
* As carnes normalmente vêm acompanhadas por batatas fritas, saladas, provolone ou provoleta (provolone defumado);
* As empanadas são massas leves que podem ser recheadas com carne, cebola, ovos, azeitonas e temperos;
* A parilhada, carne grelhada, é bastante popular na culinária argentina;
* Vegetais e saladas também são importantes na culinária do país. Tomate, cebola, alface e berinjela são acompanhamentos comuns.
* Uma bebida tradicional na Argetina é o chá de erva mate.
Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 17 de março de 2011

Vitrola - Atahualpa Yupanqui / Mercedes Sosa

Saímos da Espanha e voltamos para as américas. E, como o tema do próximo jantar harmonizado é a Argentina, trazemos um pouco do espírito latino, agora mesclado com o folclore quechua. E ninguém representa melhor esses dois universos na música argentina do que o compositor, cantor, violonista e escritor, Atahualpa Yupanqui, filho de pai quechua e mãe basca.

Sua obra ficou conhecida no Brasil principalmente através da canção "Los Hermanos", gravada por Elis Regina no álbum Falso Brilhante de 1976. Mas é na voz de uma outra argentina, a cantora Mercedes Sosa, que a poesia de Héctor Roberto Chavero (seu verdadeiro nome) tem sua mais bela expressão.

Yupanqui descrevia a vida do homem da campanha gaucha, suas dores e alegrias, sua história. Através de milongas, chacareras e até canções de ninar, expressa a alma de seu povo. Mas sua obra transcende o folclore argentino, sendo o retrato de uma vertente latinoamericana, atemporal e integradora.


Mercedes Sosa, em 1977, dá voz à poesia de Atahualpa Yupanqui, no álbum intitulado Mercedes Sosa interpreta a Atahualpa Yupanqui. Conhecida como "a voz dos sem voz", Mercedes canta "as palavras dos que não tem palavras". Em "Piedra y Camino", por exemplo, quem fala é o peregrino dos pampas, que busca um sonho nunca alcançado, entre alegrias e tristezas. Já em "La Viajerita", quem canta é a própria campanha, seus cerros, os caminhos de areia, o aroma fresco das flores. E, em "Duerme Negrito", é ama que canta, para o negrinho que não dorme sentindo falta de sua mãe que está fora trabalhando. É a voz da América Latina, em sua manifestação mais pura.

Para um jantar harmonizado que expresse toda essa poesia, nada como uma viagem pela culinária argentina, da campanha aos andes, simples, mas extremamente saborosa, originada na cultura do gado nos pampas e na dificuldade dos cultivos na montanha. Sugiro começarmos com o pastel de choclo, uma torta de milho e carne, geralmente assada em panela de barro. Para harmonizar, um vinho simples, como o Salton Classic Tannat.

Como prato principal, o sempre presente lomo con papas, carne de gado, cordada em filé ou tornedo, servida com batatas, fritas, assadas, cozidas ou em purê. Simples, mas nutritivo e saboroso, esse prator harmoniza com um vinho como o Salton Volpi Merlot, ou ainda o Salton Séries Malbec.


Para a sobremesa, um alfajor caseiro, recheado com dulce de leche. Harmonize com Salton Intenso.

E deixe-se levar pela bela voz de Mercedes Sosa, cantando as belíssimas palavras de Atahualpa Yupanqui. Vale até dormir depois ao som de "Duerme Negrito"...

quarta-feira, 16 de março de 2011

Receita Jantar Harmonizado Espanha - Gazpacho com azeitonas temperadas

Ingredientes:
1 Kg de tomate sem pele e sem semente em cubos
2 pimentões vermelhos em cubos
1/2 pepino em cubos
1 dente de alho sem a parte do meio (bulbo)
1 fatia de pão italiano em cubos
100 mls de azeite de oliva
1/2 xícara de vinagre de maçã
Sal
Cominho em pó
Para as azeitonas temperadas:
150g de azeitonas verdes e/ ou pretas sem caroço
Raspas e suco de 1 limão
Pimenta do reino
Modo de Preparo:
Em uma tigela, misture as azeitonas com as raspas e o suco do limão.
Tempere com a pimenta e reserve.
Quando a sopa estiver pronta, espete as azeitonas em palitos e decore os pratos.
Em uma vasilha, junte todos os ingredientes da sopa e deixe repousar por cerca de 15min, coberto com água fria.
Bata tudo no liquidificador e coe.
Acerte o sal e, se a mistura ficar muito espessa, junte mais um pouco de água.
Leve a geladeira, pois deve ser servida bem gelada.
Sirva em tigelas ou copos altos decorados com os espetinhos de azeitonas.
Bom apetite!
Obs: Se gostou da receita, escreva para nós.

Pratos - Jantar Harmonizado Espanha


Couvert: Batatas bravas/ Pa amb tomàquet/ Calçots ao Molho Romesco
Harmonização: Salton Volpi Espumante Brut


Entrada: Gazpacho com azeitonas temperadas
Harmonização: Salton Lunae Rosé
Primeiro Prato: Paella Marinera
Harmonização: Salton Virtude Chardonnay

Segundo Prato: Medalhões de filé com vegetais e cogumelos variados
em espuma de alcachofras
Harmonização: Salton Desejo Merlot

Sobremesa: Leche frita com sorvete de canela
Harmonização: Salton Demi-Sec

quinta-feira, 10 de março de 2011

Vitrola - La Oreja de Van Gogh

Receita do dia: pegue 4 amigos universitários que gostam de pop-rock. Forme com eles uma banda que toca músicas cover. Adicione uma moça tímida com voz muito bonita e batize com um nome inspirado em um pintor bipolar do século XIX. O resultado é o grupo La Oreja de Van Gogh, um dos grupos musicais espanhóis mais reconhecidos no cenário internacional, formado por  Pablo Benegas (guitarra), Álvaro Fuentes (baixo), Xabi San Martín (teclados), Haritz Garde (bateria) e Amaia Montero (voz).


Hoje temos em nossa vitrola o 3º álbum do LODVG, intitulado Lo que te conté mientras te hacías la dormida, lançado em 2003. O álbum é essencialmente pop, com letras que falam de amores e desamores. É um álbum mais intimista que o anterior, mas tem mais riqueza e ambição, é mais completo. Como se a banda buscasse consolidação, mais que reconhecimento internacional.

Considerando que o pop é para a música o que a comfort food é para a gastronomia, vamos de comfort food basca para criar um jantar harmonizado ao som de LODVG.

Podemos começar com uma taça de Salton Volpi Chardonnay servida com Porrusalda: um caldo de legumes preparado com alho-poró, alho, cebola, cenoura, batata e caldo de peixe.

O prato principal é o Bacalao al pil-pil, prato tradicional na culinária basca. Harmonize com Salton Volpi Cabernet Sauvignon.

Como sobremesa, sirva os Canutillos de Bilbao a la crema, canudos de massa recheados com creme de confeiteiro, perfeitos, não apenas para a sobremesa, mas também para um café da tarde. Harmonize com o Salton Intenso.

Vale usar esse cardápio em um jantar romântico, pra se declarar.

Bom apetite!

quarta-feira, 9 de março de 2011

RISOTO DE PERDIZ E MORANGOS

RISOTO DE PERDIZ E MORANGOS
(Chef Idana M.M. Spassini)





















 
(2 porções)
300g de arroz italiano próprio para risoto
50 g de cebola picada
30g de manteiga sem sal
200ml de vinho branco seco
caldo do cozimento das perdizes
azeite de oliva
100g de morangos cortados em quartos
3 perdizes cozidas e desfiadas
sal e pimenta preta
manteiga para finalização
queijo grana padano ralado grosso

Modo de preparo:
Para o arroz, refogue metade da cebola picada no azeite de oliva com a manteiga.Assim que a cebola murchar, junte o arroz e misture bem.Acrescente o vinho, e deixe evaporar, acrescente o caldo aos pouco sempre mexendo até o arroz ficar “AL dente”.
Em outra panela.Refogue a cebola na manteiga com azeite.
Acrescente a carne desfiada, tempere e refogue.                         
Junte o arroz. Finalize com manteiga e o queijo.                            
Por fim junte os morangos e sirva.


sexta-feira, 4 de março de 2011

Marca mais lembrada e preferida pelos gaúchos


A Vinícola Salton conquistou pela 5ª vez o destaque na categoria "Espumantes", como a marca mais lembrada e preferida pelos gaúchos, da Pesquisa Marcas de Quem Decide, realizada pelo Jornal do Comércio e Instituto QualiData. O anúncio dos vencedores ocorreu no dia 01 de março, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.


O estudo, que está na 13ª edição e é referência no mercado por sua credibilidade e qualidade, foi realizado entre novembro de 2010 e janeiro de 2011. Empresários, executivos e profissionais liberais escolheram as marcas de maior lembrança e preferência em 103 setores de produtos, serviços e empresas.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Venha conhecer a Vinícola Salton!


Vitrola - Jarabe de Palo

Continuando nossa viagem pela Espanha, saimos do centro do país (Madrid) e vamos para o leste, rumo à segunda cidade mais povoada do país, Barcelona. É ali que, em 1996, foi formada a banda que hoje é considerada um dos maiores expoentes do chamado rock latino: a Jarabe de Palo, formada por Pau Donés (vocal, guitarra, violão), Alex Tenas (batería), Carmen Niño (baixo), Dani Baraldés (guitarra), Kyke Serrano (teclados), Jimmy Jenks (saxofone) e Quino Béjar (percussão).

Considerando sua formação e seu sucesso repentino devido o uso da canção "La Flaca" em uma propaganda de cigarros, a Jarabe estava fadada ser uma banda one hit-wonder. Para mostrar que podiam lançar mais sucessos e se reinventar, em 1998 lançam o ábum Depende. Este álbum foi produzido por Joe Dworniak (conhecido na espanha por seu trabalho com o grupo Radio Futura) e conta com a participação do grupo Ketama.
 
O álbum é recheado de influências pop, smooth rock e levadas latinas, chagando ao uso das guitarras flamencas do Ketama na canção "Te miro y tiemblo". Destaque também para a melancólica canção "Agua", uma bonita balada latina.
 
Para um jantar harmonizado ao som de Depende, vamos à culinária típica da Catalunha, começando com uma garrafa de espumante Salton Brut e pan con tomate, presença obrigatória em todos os bares de tapas de Barcelona. É perfeito para receber os amigos em casa, conversas informais, um dia agradável de outono.
 
Como entrada, sirva espinacas a la catalana, prato preparado com espinafre refogado com azeite de oliva, alho, uvas passa e pinolis, podendo levar tirinhas de bacon ou jamón serrano. Harmonize com Salton Volpi Sauvignon Blanc.
 
Para o prato principal, o nome vem em catalão: ànec amb peres, pato com pêras. Pode-se utilizar o magret do pato, ou então as coxas, cozidas com pêras maduras, criando um delicioso paladar agridoce. Harmonize com Salton Virtude ou, se preferir em catalão, Salton Virtud.
 
Para a sobremesa, a crema catalana, espécide de crème brulée, aromatizado com canela e casca de limão. Harmonize com o espumante Salton Moscatel.
 
Depois, é só aproveitar a levada latina de "Perro apaleao" e ensaiar alguns passos de dança.
 
Bom apetite!