É carnaval, e na nossa vitrola não poderia ser diferente. Segundo o jornalista José Simão:
Em São Paulo o Carnaval cai na terça-feira. No Nordeste o Carnaval cai no verão! Cinco dias é pra amador!
Poderia postar sobre as nossas tradicionais marchinhas de carnaval. Diversas, inclusive, são etilicamente convidativas, como:
As águas vão rolar,
garrafa cheia eu não quero ver sobrar,
eu passo a mão na saca, saca, saca-rolha,
E bebo até me afogar, deixa as águas rolar.
Ou então:
Chegou a turma do funil
Todo mundo bebe
Mas ninguém dorme no ponto
Aí, aí, ninguém dorme no ponto
Nós é que bebemos e eles que ficam tontos
Mas como nosso intuito não são os exageros do Carnaval e sim bons jantares harmonizados, a trilha sonora de hoje vem inspirada em outro carnaval: o Mardi Gras de Nova Orleans.
Assim como as nossas marchinhas - a primeira delas ‘Ó abre alas’ foi composta em 1899 por Chiquinha Gonzaga e toca até hoje! –o carnaval de Nova Orleans também tem uma música original: o Mardi Gras Mambo. A canção foi escrita em 1953 por Frankie Adams e Lou Welsch, e originalmente gravada como um country por Jodie Levens. Foi então regravada em 1954 por um grupo de adolescentes de Nova Orleans chamado The Hawketts, e lançado pela Chess Records, tornando-se um hit do Rhythm’n’Blues. Foi então regravada diversas vezes por vários artistas, em versões cantadas e instrumentais.
A versão sugerida é de um grupo chamado ¡Cubanismo!, que tem como líder o trompetista Jesús Alemañy. Em seu album intitulado Mardi Gras Mambo: ¡Cubanismo! in New Orleans, Alemañy uniu sua banda a diversos cantores e instrumentistas de Nova Orleans, em uma declaração de amor à cidade.
O álbum é composto de várias músicas dançantes e bem humoradas, excelentes para embalar um animado jantar harmonizado de Carnaval. Também contam um pouco da história e cultura de Cuba e Nova Orleans, como nas faixas ‘Marie Laveau’, ‘Paso en Tampa’ e ‘Cuborleans’. Destaque para a canção ‘Mother-in-law’, um mambo para as sogras comparável à nossa marchinha ‘A Sogra e o Jacaré’ ou ainda ao samba ‘Sequestraram minha sogra’, de Bezerra da Silva, mostrando que o ‘amor’ dos genros pelas sogras é um sentimento universal.
Mardi Gras Mambo harmoniza com o que? Com espumantes jovens, leves e alegres, como Salton Brut ou o Salton Poética. Vinhos frisantes também ajudam como os da linha Salton Lunae. Para harmonizar com saladas (vitaminas) e massas leves (carboidratos), que dão energia para curtir o Carnaval. Aqui, ou em qualquer lugar.
Abaixo, algumas imagens do Mardi Gras de Nova Orleans.
Nenhum comentário:
Postar um comentário