quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Vitrola – Mardi Gras Mambo

É carnaval, e na nossa vitrola não poderia ser diferente. Segundo o jornalista José Simão:

Em São Paulo o Carnaval cai na terça-feira. No Nordeste o Carnaval cai no verão! Cinco dias é pra amador!

Poderia postar sobre as nossas tradicionais marchinhas de carnaval. Diversas, inclusive, são etilicamente convidativas, como:

As águas vão rolar,

garrafa cheia eu não quero ver sobrar,

eu passo a mão na saca, saca, saca-rolha,

E bebo até me afogar, deixa as águas rolar.

Ou então:

Chegou a turma do funil

Todo mundo bebe

Mas ninguém dorme no ponto

Aí, aí, ninguém dorme no ponto

Nós é que bebemos e eles que ficam tontos

Mas como nosso intuito não são os exageros do Carnaval e sim bons jantares harmonizados, a trilha sonora de hoje vem inspirada em outro carnaval: o Mardi Gras de Nova Orleans.

3387655139_a861830df7_bAssim como as nossas marchinhas - a primeira delas ‘Ó abre alas’ foi composta em 1899 por Chiquinha Gonzaga e toca até hoje! –o carnaval de Nova Orleans também tem uma música original: o Mardi Gras Mambo. A canção foi escrita em 1953 por Frankie Adams e Lou Welsch, e originalmente gravada como um country por Jodie Levens. Foi então regravada em 1954 por um grupo de adolescentes de Nova Orleans chamado The Hawketts, e lançado pela Chess Records, tornando-se um hit do Rhythm’n’Blues. Foi então regravada diversas vezes por vários artistas, em versões cantadas e instrumentais.

CD%20MARDI%20GRAS%20MAMBO A versão sugerida é de um grupo chamado ¡Cubanismo!, que tem como líder o trompetista Jesús Alemañy. Em seu album intitulado Mardi Gras Mambo: ¡Cubanismo! in New Orleans, Alemañy uniu sua banda a diversos cantores e instrumentistas de Nova Orleans, em uma declaração de amor à cidade.

O álbum é composto de várias músicas dançantes e bem humoradas, excelentes para embalar um animado jantar harmonizado de Carnaval. Também contam um pouco da história e cultura de Cuba e Nova Orleans, como nas faixas ‘Marie Laveau’, ‘Paso en Tampa’ e ‘Cuborleans’. Destaque para a canção ‘Mother-in-law’, um mambo para as sogras comparável à nossa marchinha ‘A Sogra e o Jacaré’ ou ainda ao samba ‘Sequestraram minha sogra’, de Bezerra da Silva, mostrando que o ‘amor’ dos genros pelas sogras é um sentimento universal.

Mardi Gras Mambo harmoniza com o que? Com espumantes jovens, leves e alegres, como Salton Brut ou o Salton Poética. Vinhos frisantes também ajudam como os da linha Salton Lunae. Para harmonizar com saladas (vitaminas) e massas leves (carboidratos), que dão energia para curtir o Carnaval. Aqui, ou em qualquer lugar.

Abaixo, algumas imagens do Mardi Gras de Nova Orleans.

Mardi Gras 1

Mardi Gras 2

Mardi Gras 3

Mardi Gras 4

Mardi Gras 5

Mardi Gras 6

Mardi Gras 7

Mardi Gras 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário