sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Fora de Casa – Usina de Massas

Podem me chamar de tratante que eu assumo: devo uma visita para o pessoal do Usina de Massas há quase seis meses. E o único que sai perdendo nessa história sou eu pois, como o lema do Usina diz, jantar lá é “Amor à primeira garfada”.

Foto: Ricardo Braescher

O cardápio é apaixonante. O serviço é encantador. O ambiente é aconchegante e confortável. Perfeito para um jantar com a família ou um jantar à dois. Aquele espaço do lado de fora é ideal para beber um clericot de espumante enquanto o sol se põe, antes do jantar, ali mesmo.

Foto: Ricardo Braescher

No interior do Usina, paredes decoradas com pratos, iluminação na medida certa, e garrafas de vinho que fazem as vezes de candelabro, cobertas da cera das várias velas que já estiveram ali.

O cardápio é delicioso e, para quem já conhece o Usina, está cheio de novidades. Como entrada, a sugestão é couvert especial, formado de pães especiais acompanhados de salame nobre, gorgonzola, iscas de parmesão, azeitona, caponata italiana, compota de cebola caramelada (uma delícia!) e crocante de nozes. A novidade fica por conta das Bruschettas (Clássica, Caprese, Gorgonzola, Zucchino e Melanzana, Parma). Tudo harmonizando com um Salton Prosecco bem gelado, que é paixão do Julio César, sommelier da casa.

Há saladas (sugiro a Caprese Especial) e carnes (Filé, Frango e Salmão), mas advinhem os de está o melhor da casa?

Funciona da seguinte maneira: você escolhe a massa e um molho de sua preferência ou pode ainda seguir o cardápio, e a massa vem servida em porções individuais ou para duas pessoas. Aí entra o conceito de “amor a primeira garfada”. Se, na primeira garfada você não gostar da massa, pode pedir outro prato. Mas tem que ser na primeira garfada.

Usina de Massas

O Usina de Massas tem também um TOP FIVE, com os cinco molhos mais pedidos. São eles:

  • Molho 4 queijos com Iscas de Filé Mignon
  • Molho Sorrentina com Tomate Italiano, Mussarela de Búfala, Cebola e Manjericão
  • Molho Cremoso com Camarão, cogumelo paris e funghi
  • Molho Cheddar cremoso com Iscas de Filé e Cebola
  • Molho Allá Boscaiolla com Cogumelo Paris Fresco, Tomate Italiano e Funghi
  • Eu, particularmente sou apaixonado pelos Raviolones com Gorgonzola e Nozes, que tem massa recheada com pêra e nozes acompanhada de molho com nata, gorgonzola, passas de uva branca e nozes.

    As massas acompanham vinhos como Salton Volpi Merlot, Salton Volpi Cabernet Sauvigon e Salton Talento.

    Se depois de tudo isso ainda houver espaço para a sobremesa, a mais tradicional da casa é o Cannelloni de Chocolate Recheado com Doce de Leite e Avelã, acompanhado de sorvete de creme e farofa de avelã.

     Foto: Destemperados

    Termino com a promessa de que, ainda no mês de março de 2010, vou dar uma passada no Usina de Massas. Afinal, promessa é dívida, e essa é uma que eu vou ter prazer em pagar. Até mais!

    O Usina de Massas fica na R. Dinarte Ribeiro, 44 - Moinhos de Vento - Porto Alegre – RS

    Telefones: (51) 3395.3620 e (51) 3061.4744

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário