quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Vitrola - Radiohead

A revista Rolling Stone, uma das publicações mais importantes do mundo musical, criou uma lista com os 100 melhores álbuns da década 00 – 09, escolhidos por mais de 100 artistas, críticos e produtores musicais. Tem um pouco de tudo nessa lista, mas uma banda conseguiu emplacar 4 álbuns na lista, incluindo a primeira posição, mostrando que influenciou muito da cultura musical da última década: o Radiohead.

Definir o som do Radiohead como “rock alternativo inglês” é de certa forma um reducionismo: o Radiohead é bem mais do que isso. Inicialmente chamada On a Friday, a banda acabou rebatizada com o nome de uma música dos Talking Heads chamada Radio Head. A banda tem influências muito distintas, o que caracteriza bem seu som único: Queen, Elvis Costello, Joy Division, Magazine, Pixies, R.E.M., The Smiths, Sonic Youth, Massive Attack, Nine Inch Nails, DJ Shadow, Miles Davis, Ennio Morricone, The Beatles, The Beach Boys, Krzysztof Penderecki, Charles Mingus, Alice Coltrane, Olivier Massiaen e Neil Young, são ‘algumas’ das influências da banda.

O Radiohead é formado por Thom Yorke (vocais, guitarra, piano), Jonny Greenwood (guitarra), Ed O'Brien (guitarra), Colin Greenwood (baixo, sintetizador) e Phil Selway (bateria, percussão).

Kid-A3 O álbum que conquistou o primeiro lugar segundo os especialistas da revista Rolling Stone foi o Kid A, lançado em 2 de Outubro de 2000. O álbum é considerado minimalista, com composições dadaístas de Thom Yorke e, apesar disso, conquistou o Grammy de Melhor Album Alternativo do ano. As faixas mais executadas nas rádios foram Optimistic e Idioteque, até hoje bastante executada em festas indie e anos 80-90. Destaque também para as belas The National Anthem, Morning Bell e Motion Picture Soundtrack.

Para o ano que está desaparecendo completamente, fica um trecho da faixa How To Disappear Completely, considerada por Thom  Yorke a melhor composição da banda.

“Strobe lights and blown speakers
Fireworks and hurricanes
I'm not here
This isn't happening
I'm not here
I'm not here”

Para terminar o ano (e a década) com o melhor álbum, bebendo um Salton Reserva Ouro. Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário