quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mestre-Cuca – Tapenade da Chef

Mestre CucaSempre fui fã de Etimologia (do grego étimus: real, verdadeiro; e logos: conhecimento, estudo), que é o estudo da origem das palavras, do seu real significado.

Mestre-Cuca, por exemplo. De onde vem a expressão? Qual a origem? Os mais criativos podem imaginar que a expressão pode ter se originado em uma pessoa chamada ‘Cuca’, que era um mestre nas panelas. Os brasileiros então podem lembrar da Cuca do Sítio do Picapau Amarelo, com aquele caldeirão de poções. Mas não é nada disso.

A expressão Mestre-Cuca tem origem no latim, magister, que significa professor, e no inglês cook, cozinheiro, mantendo o seu significado em português: chef de cozinha.

E para provar que você pode ser também um mestre na cozinha, temos hoje uma receita de Tapenade, um patê da região da Provence, na França. A palavra Tapenade tem origem no provençal tapéno, que significa alcaparra.

TapenadeTAPENADE DA CHEF

150g de Tomate seco

2 filés de Anchova  

50g de Alcaparras

300g de Azeitonas pretas

100g de Azeitonas verdes 

1 dente de Alho 

50ml de Azeite de oliva

Estragão

Manjericão

Orégano

Pimenta moída

Sal se necessário

Picar bem todos os ingredientes e misturar com o azeite de oliva e os temperos.

DICA: É muito importante lavar bem as alcaparras e as azeitonas, antes de juntar com os outros ingredientes, pois, são conservadas em salmoura, o que pode acarretar em uma mistura extremamente salgada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário