quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Vitrola - Madredeus

O primeiro jantar harmonizado deste ano tem como tema Portugal, portanto, nada como falarmos nesta semana da música popular deste país.


O grupo Madredeus é um dos mais importantes representantes da música portuguesa no cenário internacional. Suas canções são geralmente classificadas como fado, mas a sonoridade transcende este ritmo, podendo ser classificadas como folk ou, simplesmente, world music.

O álbum que apresentamos hoje é da primeira fase do grupo, composte então pela voz de Teresa Salgueiro, a guitarra clássica de Pedro Ayres Magalhães, os teclados e sintetizadores de Rodrigo Leão, o violoncelo de Francisco Ribeiro e o acordeão de Gabriel Gomes. Lançado em 1990, Existir é uma preciosidade, com músicas populares portuguesas misturadas à música clássica. É deste álbum também o primeiro sucesso internacional do grupo, a canção "O Pastor".


Para um jantar harmonizado ao som de Madredeus, sugiro começarmos com uma taça de Salton Volpi Chardonnay, acompanhando bolinhos de bacalhau ou as tradicionalíssimas pataniscas de bacalhau.

No prato principal, sugiro um guisado de favas e legumes com pedaços de cordeiro. Harmonize com o Salton Volpi Pinot Noir, suspirando ao som da deliciosa voz de Teresa Salgueiro.

Para a sobremesa um pedaço da deliciosa torta de laranja, parecida com nosso rocambole, mas com um gostinho bem português. Sirva com uma taça de Salton Intenso, ao som da canção "O Pomar das Laranjeiras".

"É tão grande
O meu amor
Foi assim
Logo a primeira
Só será maior
No pomar das laranjeiras..."

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário