quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vitrola - Alaska y Los Pegamoides

Aproveitando a nossa viagem gastronômica pelo mundo, iniciamos também uma jornada musical, entre os diversos estilos musicais de cada país. O próximo jantar harmonizado (12 de março) tem como tema a Espanha, portanto, é deste país que vem o álbum de nossa Vitrola de hoje.

Uma das mais importantes revoluções da cultura espanhola, inclusive a musical, foi o movimento chamado Movida Madrileña, que teve início em 1980, durante o período de transição do regime ditatorial franquista para o atual estado de direito, durando até o final dos anos 80.

A banda Alaska y Los Pegamoides tem apenas dois álbuns gravados, mas teve (e ainda tem) grande importância no cenário musical espanhol. Seus álbuns foram relançados (e recompilados) em 84, 86, 91, 98, 04 e 06. Composta pela vocalista Alaska (Olvido Gara), Nancho Canut, Carlos García Berlanga, Ana Curra e Eduardo Benavente, tiveram seu segundo álbum Alaska y Los Pegamoides, editado dois meses antes da dissolução da banda.

O álbum possui fortes influências punk (Vertigo), pós-punk (La Rebelión De Los Electrodomésticos, Reacciones, El Jardín), new romantic (Volar) e new wave (Bote de Colon).

Para um jantar harmonizado ao som de Alaska y Los Pegamoides, sugiro um menu típico de Madrid (principalmente nos bares). Sugiro começarmos com as patatas bravas e o bocadillo de calamares, ideais para petiscar. Harmonize com o espumante Salton Poética.

Para a entrada, uma Ensalada San Isidro (alface, azeitonas pretas, ovos cozidos e atum), harmonizando com o Salton Volpi Chardonnay.

Na sequência, sirva Judías a lo tío Lucas, prato elaborado com judías(feijões brancos), cozidas com toucinho e temperadas com louro, cominho e salsa. Para incrementar, adicione tiras de pimentões vermelhos assados e jamón. Sirva bem quente com uma taça de Salton Volpi Pinot Noir.

Para a sobremesa, sirva mini-churros, recheados ou não e cobertos com açúcar de confeiteiro. Para harmonizar, um cálice de Salton Intenso.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário