sexta-feira, 18 de junho de 2010

Fora de Casa - Baalbek

Baalbek é uma cidade no Líbano, no vale do Bekaa. Durante o período Romano, foi conhecida como Heliópolis (cidade do sol), com templos para adoração de diversos deuses (Júpiter, Venus e Baco) e um importante oráculo, podendo ser considerada uma das maravilhas do mundo antigo.
E foi inspirado nessa cidade que é patrimônio histórico mundial pela Unesco, que o libanês Gabriel Ghanem e sua família fundaram em 1981 o primeiro restaurante de comida árabe em Porto Alegre, com pratos típicos da culinária libanesa e o pão árabe.
baalbek3
A especialidade do Baalbek é o rodízio com mais de 20 pratos, que permitem uma viagem bastante completa pela gastronomia árabe. Sugiro começar com os pratos frios, como o kibe cru, a coalhada seca, a pasta de berinjela, a pasta de grão de bico, o chanclixi e o tabule. Harmonize com o Salton Volpi Chardonnay para uma experiência completa
baalbek
Nos pratos quentes destaque para a abobrinha recheada, servida com o arroz aletria (com macarrão cabelo de anjo) e fassulha (feijão branco refogado, cozido com molho de tomate e temperos especiais). O charuto de repolho e o espeto de kafta também são especialidades da casa.
baalbek2E há o prato que definitivamente não pode deixar de ser provado: a berinjela gratinada. São fInas fatias de berinjelas fritas, intercaladas com carne moída refogada com especiarias árabes, servidas com molho de alho (Taratur). Harmoniza perfeitamente com Salton Volpi Cabernet Sauvignon.
Além do cardápio delicioso e diversificado, o Baalbek se destaca pelos detalhes: a decoração com quadros remetendo ao Líbano, a água de rosas na mesa para aromatizar as mãos após a refeição, o café árabe servido com a borra e a opção de provar o arak, digesttivo típico dos países árabes. E, para quem quer aproveitar por completo, às quartas-feiras o baalbek conta também com um show de dança do ventre.
O Baalbek fica na rua Dr. Timóteo, 272 em Porto Alegre.

2 comentários:

  1. Oi Vinicius,
    Como eu já tinha concordado contigo hoje no seu curso sobre vinhos hoje em Porto Alegre/RS este restaurante é ótimo, tb gosto muito!
    Conte comigo na divulgação no twitter @tatiamaro, estou sempre por lá, quando não estou na loja, é claro!
    Adorei seu curso, poderia ter sido mais prolongado, né? mas já tirei várias dúvidas.

    Abraço!
    Tatiana Amaro

    ResponderExcluir
  2. Vini, que delícia! Eu, como uma boa libanesa, fiquei com água na boca! Lá em sa fazemos tudo isso e muito mais! Adoro o tema! Beijos,
    Lena

    ResponderExcluir