terça-feira, 13 de abril de 2010

O que os espera? – Charles Perrault

Maio é um mês cheio de referências, conhecido como o mês das noivas ou ainda o mês do trabalhador. Mas qual dessas referências seria ideal para a criação de um tema para o nosso próximo jantar harmonizado?
Descobrimos que a 307 anos atrás, no mês de maio, falecia o homem que criou os contos de fadas como os conhecemos hoje em dia: Charles Perrault.
Charles Perrault
Em 11 de janeiro de 1697, Perrault publicou o livro Histórias ou contos do tempo passado com moralidades, também chamado de "Contos da Velha" e "Contos da Cegonha", ficando conhecido finalmente como "Contos da mamãe gansa". As principais histórias eram Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, O Pequeno Polegar, Cinderela, Barba Azul e O Gato de Botas, que fazem parte da cultura ocidental até hoje.
Descobrimos também que em maio de 1928, 231 anos após a publicação do livro de Perrault, os estúdios Walt Disney lançam o primeiro curta metragem do personagem Mickey Mouse, Plane Crazy, criando as bases para que, seis meses depois, fosse lançado o primeiro desenho animado da história. O mesmo estúdio utilizou várias dos contos de Perrault em seus desenhos animados posteriores, dando a eles renome mundial.
Por essas razões, o mês de maio é para nós o mês dos contos de fadas. E o jantar de 15 de maio será encantado. Aguardem novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário