quinta-feira, 13 de maio de 2010

Vitrola – The Beatles

The Beatles
É absurdamente complicado falar do quarteto de Liverpool. Emplacaram mais músicas nas paradas britânicas que qualquer outro grupo. Venderam mais álbuns nos Estados Unidos que qualquer outro artista. Estão em primeiro lugar no TOP 100 hits mais vendidos (singles) divulgados pela Billboard em 2008. Possuem 7 Grammy Awards e 15 Ivor Novello Awards da BASCA. Estão entre as 100 pessoas mais influentes do século XX segundo a revista Time.
Por esse impressionante quadro, falarei apenas do álbum que entra na nossa vitrola hoje: o Magical Mystery Tour, de 1967.
Magical Mystery Tour
O álbum foi criado como trilha sonora para o filme homônimo, produzido para o canal BBC. O filme foi considerado um fracasso. O álbum em contrapartida ficou por oito semanas nas paradas norte-americanas, sendo nomeado para o prêmio Grammy de melhor álbum em 1968. 
A faixa que dá título ao álbum é o convite para um delicioso Mystery Tour, com tudo o que você precisa e satisfação garantida. Um convite talvez, para uma viagem gastronômica, cheia de delícias. Sugiro uma garrafa de espumante brut, gelado, fresco, como o Salton Reserva Ouro.
Como couvert trazemos The Fool On The Hill, que conta a história de um homem sozinho, observando o pôr-do-sol. Clima perfeito para uma deliciosa bruschetta de cogumelos. O Salton Volpi Pinot Noir acompanharia esse delicioso prato. A canção seguinte, Flying, daria sequência a esse prato.
A psicodelia de Blue Jay Way pode acompanhar a entrada. Sugiro um prato que esconda alguma coisa, como um escondidinho. De carne seca ou de camarão, por exemplo. E continuar nesse prato com a próxima música, Your Mother Should Know, que fala de canções do tempo em que nossas mães nasceram, trazendo uma idéia de (porque não?) comfort food. Um tinto leve e redondo, como o Salton Classic Tannat ficaria delicioso.
The Beatles merece um cardápio completo. Como primeiro prato, sugiro uma massa com frutos do mar ou até mesmo as tradicionais coquilles saint-jacques, com I Am The Walrus e Hello Goodbye. Um Volpi Chardonnay seria uma boa pedida.
As duas músicas provavelmente mais emblemáticas do álbum acompnahariam o prato principal: Strawberry Fields Forever e Penny Lane. Ambas se referem a lugares importantes para os Beatles. Strawberry Fields é o nome de um terreno que possuia um abrigo do Exército da Salvação onde John Lennon brincava quando era criança. Penny Lane, de Paul McCareney, é o nome de uma rua em Liverpool.
Provavelmente o prato mais tradicional da Inglaterra seja o fish and chips, citado em Penny Lane no trecho “… a four of fish and finger pies…”. Peixe com batatas? Que tal um Bacalhau à Gomes de Sá? Salton Talento e Salton Virtude acompanhariam bem esse prato.
Para Baby You’re A Rich Man e All You Need Is Love a sobremesa. E poucas canções são tão doces quanto All You Need Is Love. Por isso uma delícia da Chef Idana: o crepe de morangos com doce de leite e calda de chocolate, servidos com a leveza do espumante Salton Moscatel.
Não é fácil construir um cardápio e harmonizá-lo com vinhos, espumantes e as canções do Beatles. É bem provável que essa não seja a harmonização ideal. Mas eu, como eles na letra de All You Need Is Love, acredito que toda tentativa é válida:
“There's nothing you can do that can't be done (…)
There's nothing you can make that can't be made
No one you can save that can't be saved (…)
There's nothing you can know that isn't known (…)”
Bom apetite!
The Beatles

Um comentário:

  1. Post em graaande estilo, Vini! Adorei! Vinho e Beatles, quem não gosta?? Fiquei com tanta vontade de experimentar todas as suas sugestões... até botei Magical Mistery Tour no som! Só me deixou mais ansiosa para saber sobre outros álbuns! Revolver? Rubber Soul? hehehe
    Abraços,
    Lena

    ResponderExcluir